Existe algo mais assustador do que estar totalmente exposto?




Lendo hoje o livro "A coragem de ser imperfeito" da Brené Brown, percebi que durante muito tempo eu acreditei em alguns mitos sobre a vulnerabilidade e isso me privou de muitas coisas. O mito "Vulnerabilidade é fraqueza" ditou as regras na minha vida e me fechou para o mundo. Tive medo de demonstrar sentimentos, expor meus pensamentos, medo dos julgamentos e de publicar meus textos.
Com a ilusão de "estar me protegendo da exposição", me escondi atrás da timidez, com medo de ser julgada. Mostrar para alguém algo que escrevi? Jamais! O medo de ser ridicularizada me paralisava. Gravar um vídeo para o youtube? Nunca na minha vida eu faria isso! Achava que eu seria motivo de chacota.
Você se identifica? Pois é... Levei exatos 30 anos para entender que a única pessoa impedindo de realizar meus sonhos era eu mesma.
Eu sei que sentir-se vulnerável é assustador. É como andar nu na avenida Paulista. Publicar um livro é aterrorizante. Não ter noção de qual será a reação dos leitores ou o que pensarão sobre nós é perturbador e ao mesmo tempo excitante. Vou te contar um segredo: esse medo não desaparece! Cada conto ou romance que eu publico, sinto um frio na barriga, um medo das pessoas acharem tudo uma droga, mas ainda assim sigo em frente.
Sabe o que eu aprendi depois de ter postado meu 1º vídeo no youtube 10 anos atrás? Que as pessoas não estão nem aí pra mim e que todo aquele meu medo era infundado. Claro que ao longo da minha carreira recebi críticas que me fizeram chorar e pensar em desistir de tudo, afinal isso abala, mas depois que a emoção acabou, compreendi que são apenas opiniões. Pensamos diferente e para cada crítica negativa direcionadas a mim, vieram mais 20 elogiando meu trabalho.
O medo de estar vulnerável quase me impediu de começar e se eu, mesmo aterrorizada, não tivesse dado o primeiro passo, hoje não estaria aqui compartilhando isso com você.
Não tenha medo de estar vulnerável. A vulnerabilidade nos torna humanos e sensíveis. Se proteja para não sofrer, mas não permita que isso te transforme num ser insensível e incapaz de realizar seus sonhos.

Comentários